DICAS

1) Equipamentos Acessórios

Além da máquina de desentupir mecânica com cabo(mola), imprescindível para a execução do desentupimento, existem equipamentos acessórios que dispensam a desmontagem de sifões, assim como, o transporte de equipamentos pesados. Primeiro tenta-se desentupir com eles e se os mesmos não resolverem, aí sim, utilizamos a máquina. São eles: Desentupidor de vaso sanitário; Tornado; Furacão; Desentupidor manual de pressão; Super-Vee; Spin dive e a fita desentupidoras dentre outros.



2) Garantia dos produtos Engesteel

A Engesteel garante todos os seus produtos por um ano, (desde que, seja preenchido e remetido para a Engesteel dentro de 30 dias, por fax, correio ou e-mail, a validade de garantia, anexo a todos os manuais de instrução das máquinas), caso contrário será apenas de 3 meses.

MOTORES ELÉTRICOS:
Os motores elétricos acoplados as nossas máquinas tem um procedimento especial para a garantia, que neste caso é dado pelo próprio fabricante ( Kohlbach ou WEG ), ou seja, quando houver defeito nos motores elétricos de nossas máquinas, informaremos ao mesmo a assistência técnica mais próxima.
Se for constatado defeito de fabricação, a Engesteel envia diretamente a assistência técnica uma cópia da nota fiscal dos motores para efeito de garantia.
Este procedimento pode ser feito para todo o Brasil, pois a Kohlbach e a WEG possuem assistências técnicas em todo o território nacional.

CABOS:

Os cabos (molas para desentupimento) da Engesteel, são fabricados por uma das maiores indústrias de molas do Brasil.
A sua têmpera é feita para que ele nem quebre dentro da tubulação e nem entorte com facilidade, porém os dois casos podem ocorrer por imperícia do operador, ou seja, vamos exemplificar:
1. As máquinas Engesteel possuem torque muito potente, então se o operador estiver executando um desentupimento, e o cabo travar na tubulação, e o operador continuar com a alavanca abaixada, os cabos com certeza vão entortar ou deformar. A alavanca (embreagem de segurança), é utilizada também para esta finalidade, ou seja, o operador deve ter a sensibilidade de perceber que o cabo travou na tubulação e deve imediatamente soltar a alavanca.
2. Os cabos para desentupimento tem relação com o diâmetro da tubulação a ser desentupida, ou seja o cabo de 3/8" para tubulações de 1" até 1.1/2", o cabo de 5/8" de 1.1/2" a 3"; o de 1" de 4" a 6" e o de 1.1/4" de 4" a 10".
Por exemplo, se em um desentupimento de uma tubulação de 6" for utilizado o cabo de 5/8", ocorrerá o seguinte:
• Um cabo muito fino para uma tubulação larga, o mesmo não tem como se apoiar nas paredes da tubulação para furar o entupimento.
• Haverá uma sensação de que o cabo esta entrando na tubulação, mas na realidade ele está se enrolando na tubulação, e aí então, quando o operador ligar a máquina para girar os cabos, os mesmos vão se embaraçar, danificando-os.
Resumindo então, 99% dos casos de danos causados aos cabos são falhas operacionais que a garantia não cobre.

DEMAIS PARTES:
A garantia é dada somente em São Paulo, capital, devendo o equipamento ser enviado para a fabrica. Quando for de outro estado o equipamento deverá ser enviado por transportadora ou sedex as despesas de transporte (envio e retorno) são por conta do cliente, mesmo se o equipamento estiver na garantia

Qualquer dúvida – (0xx11) 5842-4615




3) Limpeza e manutenção dos cabos

 Como já sabemos os cabos utilizados nos desentupimentos retornam cheios de sujeira dentro dos mesmos, estes detritos podem conter vírus e bactérias também, por isso recomendamos os procedimentos seguintes:
LIMPEZA MECANICA
Os resíduos que permanecem dentro dos cabos, como cabelo, pano, fitilhos e fiapos em geral não são removidos com jatos de água, é necessário a limpeza mecânica, ou seja, com uma folha de serra ou algo similar, passe por dentro de cada espira do cabo retirando os detritos, mas lembramos mais uma vez que estes detritos podem ser fontes de vírus e bactérias, por isso trabalhe com uma luva descartável e uma luva de raspa por cima.

HIDROLIMPEZA
Após a limpeza mecânica, retorne os cabos para dentro dos porta cabos, e em seguida com uma lavadora de alta pressão ou com uma mangueira com jato de água bem forte, direcione o jato de água em direção aos cabos até que toda a lama ou sujeira seja removido.

DESINFECÇÃO
Feita a hidrolimpeza, pulverize desinfetante nos cabos, recomendamos o uso de qualquer desinfetante com exceção do hipocloreto de sódio / hipocloreto de cálcio por ter propriedade oxidante, ou seja, enferruja os cabos.

CONSERVAÇÃO

Feita a desinfecção pulverize óleo nos cabos, tipo WD ou óleo automotivo (último caso) para evitar que criem sobre os cabos camadas de oxidação, ou seja, evitar que os cabos fiquem amarelados com aspecto de ferrugem.

 


IMPORTANTE
PEÇAS DE REPOSIÇÃO SÃO FORNECIDAS PARA POSTERIOR AJUSTE, HAVENDO A NECESSIDADE DE UM PROFISSIONAL HABILITADO (TORNEIRO, AJUSTADOR OU MECÂNICO) EXECUTAR O TRABALHO.
EM ALGUNS CASOS HAVERÁ NECESSIDADE ALÉM DO SEU FERRAMENTAL CONVENCIONAL, TER UM TORNO MECÂNICO PARA O AJUSTE.
NA EVENTUAL NECESSIDADE DESTE AJUSTE SE O CLIENTE NÃO CONHECER OS PROFISSIONAIS MENCIONADOS ACIMA SERÃO COBRADAS HORAS TÉCNICAS PARA AJUSTE DAS MESMAS EM NOSSO CENTRO DE MANUTENÇÃO, ONDE O EQUIPAMENTO SERÁ PREVIAMENTE AVALIADO PARA CONSTATARMOS SE SÃO REALMENTE AS PEÇAS ADQUIRIDAS, OU OUTRAS ADICIONAIS QUE SERÃO NESCESSÁRIAS PARA MANUTEÇÃO DOS MESMO.